Voltar para imprensa

Postado em Logística

 

CRESCIMENTO DA PME DEPENDE DA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

- Desafio para o sucesso das pequenas e médias empresas físicas ou de e-commerce é a eficiência em logística para manter estoques mínimos e cumprir prazos de entrega
- Recorde de vendas no Dia das Mães, que foram 42% superiores às registradas na mesma ocasião em 2009, colocou à prova a logística das companhias de e-commerce
- Palestra de especialista da TGestiona, do Grupo Telefônica, no dia 20 de outubro, mostra como a logística pode trazer oportunidades para o crescimento das PMEs

Outubro de 2010 – Depois de um período crítico e de muita dificuldade que afetou várias áreas e negócios, 2010 pode ser considerado, de forma geral, o ano da recuperação da economia global. Nesse cenário, as pequenas e médias empresas (PMEs) buscam se posicionar para superar alguns desafios e se destacar no mercado.

Manter o ponto de venda sempre abastecido, com estoque mínimo, cumprir os prazos de entrega e realizá-la corretamente para o verdadeiro comprador da mercadoria são alguns dos desafios sob o guarda-chuva da logística. E, daí, tanto faz se a operação é de uma loja física, de tijolos, ou de um portal de e-commerce, no mundo dos bits.

Para superar esses desafios, conquistar o respeito do cliente e, assim, aumentar o faturamento e a lucratividade, as PMEs têm como alternativa firmar parcerias estratégicas com empresas especializadas, conhecidas por operador logístico. Eles oferecem todo o conhecimento, credibilidade e segurança nesse serviço, permitindo que o empresário se concentre nas questões estratégicas e não se arrisque em áreas secundárias ou complementares ao negócio principal, à atividade-fim da empresa.

Para demonstrar a importância do papel da logística em garantir a eficiência e o sucesso das PMEs, especialmente aquelas com um braço no mundo virtual (B2C), basta dar uma olhada em dados divulgados pela e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce. No mais recente Dia das Mães, a segunda data mais importante em faturamento para o varejo, depois do Natal, foi registrado um volume recorde de pedidos em lojas virtuais e de vendas. Estas alcançaram R$ 625 milhões, cifra 42% superior aos R$ 440 milhões registrados na mesma ocasião em 2009.

A logística tornou-se tão relevante que, para acompanhar a demanda por melhorias e novos acessos de vias para o escoamento e a movimentação de mercadorias, o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) pretende investir, entre 2011 e 2014, cerca de R$ 104,5 bilhões em infraestrutura de transporte e logística.

Outra segmentação que vem mostrando sua força e chama a atenção para os negócios das pequenas e médias empresas é a logística reversa. Não por acaso, segundo o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), cerca de 10% dos produtos vendidos no Brasil – novos e usados – retornam para as empresas. Percentual que tende a crescer conforme o aumento do índice de consumo e número de produtos disponíveis no mercado. 

Além disso, diversos países já apresentam bons exemplos deste mercado. Pelo levantamento da Reverse Logistics Association (RLA), os processos na área de logística reversa em diversos países chegam a representar de 3% a 25% de seus PIBs. Nos Estados Unidos estima-se um movimento de, no mínimo, US$ 360 bilhões por ano.

Para orientar os profissionais das PMEs, o diretor de Logística da TGestiona (www.tgestiona.com.br), operadora logística do Grupo Telefônica, Marcelo de Sousa, apresenta, no dia 20 de outubro, a palestra A logística como oportunidade de crescimento para pequenas e médias empresas, que faz parte da programação da XIV Conferência Nacional de Logística, promovida pela Associação Brasileira de Logística (Aslog).

Para acompanhar a palestra, basta entrar em contato com Mariana Vieira ou Bianca Chioccola. Os telefones delas são (11) 2832-5505 e 2832-5508, respectivamente.

SERVIÇO

Palestra A logística como oportunidade de crescimento para pequenas e médias empresas
XIV Conferência Nacional de Logística, promovida pela Aslog
Palestrante: Marcelo José de Sousa, diretor de Logística da TGestiona (Grupo Telefônica)
Data: 20 de outubro de 2010 (quarta-feira)
Horário: 16h20
Local: Caesar Business Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia, São Paulo/SP
Informações sobre o evento: http://www.aslog.org.br/novo/agenda

Galeria de fotos
Outros releases

ASSESSORES
Cícero Vieira – Tel. (11) 2832-5510
Luciana Antão - Tel.: (11) 2832-5509

SOBRE A TGESTIONA
Presente no Brasil desde o ano 2001, a empresa do Grupo Telefônica, com faturamento de cerca de R$ 213 milhões anuais, presta serviços nas áreas de Logística, Outsourcing e Gestão de Terceiros. Além das companhias do Grupo Telefônica (Vivo, Atento, Terra, Fundação Telefônica etc.), a TGestiona tem entre seus clientes empresas como: Lenovo, Dell, Positivo, ZTE, L’occitane, Motorola, Samsung e Sony Ericsson. Emprega 1,5 mil funcionários no Brasil e está presente em quatro outros países: Espanha, Peru, Argentina e Chile.

www.t-gestiona.com.br


Assine nosso feed

Voltar para os releases de imprensa
Praça Silvio Romero, 55 - CJ. 65 - Tatuapé - São Paulo - Tel.: 11 2832-5500 (PABX)
2009 - Versatil Comunicação Estratégica - Assessoria de Imprensa