O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA?

A assessoria de imprensa é uma das mais poderosas e importantes ferramentas da comunicação empresarial

A assessoria de imprensa é uma das mais poderosas e importantes ferramentas da comunicação empresarial e seu trabalho consiste na produção de matérias e notas jornalísticas de produtos ou serviços do cliente (também conhecido como press release) para envio e publicação na imprensa (jornais, TVs, rádios e sites) de forma espontânea (não paga).

A assessoria de imprensa é fundamental na elaboração e na execução para levar ao conhecimento público as ações do seu negócio, aumentando a visibilidade e a credibilidade da empresa e dos seus produtos/serviços diante de consumidores, acionistas, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Ao trabalho de assessoria de imprensa também cabe criar e manter uma imagem favorável junto à opinião pública, e tornar a empresa ou profissional uma fonte de informação procurada e respeitada por jornalistas.

Um texto de assessoria de imprensa (release, nota e até um e-mail para os jornalistas) é uma notícia. Por isso, deve ter “gancho” para atrair a atenção, dados que sustentem a pauta e informações relevantes para o leitor do veículo ao qual a comunicação está sendo encaminhada.

USO EFICIENTE DA MÍDIA, POR MEIO DE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA, PERMITE

  • Divulgar a corporação;
  • Promover produtos e serviços;
  • Explicar campanhas;
  • Informar o público, os analistas e o mercado sobre a atuação da empresa;
  • Instituições que cultivam bons contatos na mídia contam com cobertura mais favorável.

O press release, produzido pela assessoria de imprensa, deve conter uma informação precisa, útil e direcionada ao meio de comunicação certo. Um trabalho permanente de assessoria de imprensa permite à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.

O QUE DIVULGAR COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA

  • Business cases;
  • Artigos técnicos e opinativos;
  • Cases de sucesso: são testemunhais a partir de entrevistas com usuários dos produtos/serviços dos clientes
  • Press releases sobre pesquisas, atividades, produtos e serviços;
  • Elaboração de pautas diferenciadas/especiais;
  • Adequação das mensagens aos interesses de cada veículo;
  • Planejamento de ações especiais para os jornalistas (reuniões e palestras especiais);
  • Contato permanente, ético e positivo com os jornalistas;
  • Suporte em eventos, congressos, feiras;
  • Media training (treinamento de porta-vozes).

Veja os benefícios gerados pela assessoria de imprensa:

CREDIBILIDADE

A imagem da corporação constitui um de seus patrimônios mais valiosos. As que têm boa reputação contam com a confiança do mercado, e isso vale muito, pois:

  • As pessoas preferem fazer negócios com elas;
  • Mais investidores se interessam por elas;
  • Atrai bons profissionais;
  • A mídia e o mercado acreditam nela, e isso significa mais crédito;
  • Garante e sustenta as bases de um permanente progresso e desenvolvimento.

ATENÇÃO GARANTIDA

  • O jornalista é um importante formador de opinião e de tendências;
  • Os veículos de comunicação são “ferramentas” que levam a estratégia de comunicação da instituição até o público-alvo. São nada mais do que uma das formas mais eficientes de transportar uma mensagem até um determinado público-alvo;
  • Instituições que cultivam bons contatos na mídia contam com cobertura mais favorável. As que adotam uma postura passiva estão limitadas a responder a iniciativas de outras pessoas.

SERVIÇOS EXECUTADOS POR UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA

  • Analisar e desenvolver um plano de comunicação da empresa com o mercado e seus públicos-alvo
  • Estabelecer uma imagem comprometida e de crebilidade da companhia com os seus stakeholders
  • Criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades
  • Detectar no cliente o que é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico
  • Desenvolver uma relação amplamente sadia e de confiança com os jornalistas e veículos de comunicação
  • Preparar as fontes das organizações para que atendam às demandas de forma eficiente e ágil

O PAPEL DE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA

  • Faz o meio de campo entre a empresa e a imprensa, divulgando informações, sugerindo aos jornais, revistas, TVs e rádios que façam reportagens a respeito
  • Convoca entrevistas coletivas quando da necessidade de prestar informações urgentes e de interesse público
  • Programa visita de jornalistas à empresa/cliente para estreitar o relacionamento com a imprensa
  • Atende solicitações de entrevistas, conciliando as prioridades do trabalho aos prazos de fechamento das matérias
  • Fornece material aos jornalistas a respeito do assunto, para que ele possa consultar antes e depois da entrevista
  • Pode cuidar de toda a comunicação corporativa: boletins internos, confecção de conteúdo para sites, blogs e newsletter, etc

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